18 maio 2014

Sobre a vitória

Você foi com calma, teve receio, não deu seu máximo, se protegeu. Garantiu uma posição segura.
Você ficou numa condição confortável. Foi com paciência, devagar. Não se arriscou. Mas aproveitou as oportunidades com afinco. Fez o seu melhor quando as condições foram favoráveis. Fez o que tinha que fazer - até algumas coisas que normalmente não faria. Você chegou lá no topo. Obteve muitas conquistas! Acumulou muitas vitórias!

Mas no fundo, você sabe: você não tentou de verdade. Você não venceu de verdade. E quando não venceu, você nem mesmo falhou de verdade.
Você perdeu. E você sabe.

Você escolheu o caminho mais fácil. Você não se jogou, não foi com tudo.
Todo bônus tem seu ônus. Mas você não aceitou as adversidades.
Você perdeu.

Você fechou os olhos ao que não queria ver: você perdeu. Você não acolheu a dor: você perdeu. Você transferiu a sua culpa: você perdeu. Você trapaceou: você perdeu. Você prometeu e não cumpriu, você traiu: você perdeu.
Você se entregou: você perdeu. Você se importou com a opinião alheia: você perdeu.
Você manipulou, ludibriou, faltou com a verdade: você perdeu. Você aceitou vantagens: você perdeu.
Você pisou em outras pessoas: você perdeu. Você mentiu: você perdeu. Você continua em sua zona-de-conforto: você perdeu. Você sujou as mãos: você perdeu. Você sentiu vergonha: você não seguiu seus valores, você perdeu. Você abriu mão de seus sonhos: você perdeu. Você se vendeu, vendeu a sua alma: você perdeu.




Você teve medo, mas foi com medo mesmo: você venceu. Você deu a cara a tapa: você venceu. Você sustentou seus valores, contra tudo e todos: você venceu.

Você chegou quase lá, mas não conquistou seu objetivo. Mas você deu tudo o que tinha. Fez o seu melhor. Você sofreu, mas não se intimidou. Você não tinha mais fôlego, mas tentou mais uma vez. Você apanhou, está no chão, destroçado, acabado, sem forças. Mas você ainda está respirando. E você não se corrompeu.

Você falhou de verdade. Você atingiu o seu limite.  E sua alma ainda está limpa, e é sua.
Você venceu!

-- João Otero - 15-mai-2014 --


Exemplos:

-- 18-mai-2014:
http://globoesporte.globo.com/es/noticia/2014/05/boxe-aos-76-anos-touro-moreno-e-derrotado-na-volta-aos-ringues-no-es.html

-- 18-mai-2014:
http://jcotero.blogspot.com.br/2014/05/eberton-tomaz.html

-- aprender a falhar:
http://qr.ae/yyo8X

-- Parar de viver é de matar:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marilizpereirajorge/2014/05/1458150-parar-de-viver-e-de-matar.shtml?fb_action_ids=10203820349569069&fb_action_types=og.recommends